Práticas pedagógicas do RN são apresentadas no maior encontro de professores do país

Fórum Docentes Fórum Docentes_Treze professores das unidades da Estácio Zona Norte, Ponta Negra e Alexandrino estão entre os 1.200 professores mais bem avaliados da rede de ensino em todo o país – por alunos, pares e pela direção de ensino da instituição. Eles participam nesta terça (28) e quarta (29) do Fórum Anual de Docentes da Estácio no Rio de Janeiro.

O evento acontece pelo 7º ano consecutivo e a edição de 2015 registra uma participação recorde. O Fórum Anual de Docentes tem como objetivo promover a troca de experiências entre o grupo, além de premiar vários deles que se destacaram no VIII Concurso de Produção Científica da Estácio.

Entre os projetos que serão apresentados como exemplos de práticas pedagógicas do Estado está o estágio supervisionado dos alunos de fisioterapia da Estácio Ponta Negra. Eles levaram a fisioterapia neurológica para a praia, criando novas possibilidades para a inclusão social dos pacientes, estimulados a sair de cômodos fechados como quarto e sala e foram levados para ambientes externos, para estimular funções psicomotoras.

Também merece destaque a prática de pesquisa e extensão dos alunos do curso de nutrição da Estácio Ponta Negra, que trabalharam com uma ação educativa e análise microbiológica dos utensílios utilizados na feira livre de produtos orgânicos do bairro de Capim Macio. Durante a atividade os alunos orientaram a população sobre a importância dos alimentos orgânicos, distribuíram panfletos e receitas, além de avaliar as condições higiênico-sanitárias de utensílios utilizados na feira. Os comerciantes também foram orientados sobre o crescimento de microrganismos favoráveis às doenças transmitidas por alimentos.

Já a Estácio Zona Norte apresenta a prática desenvolvida pelo curso de pedagogia, realizada entre os alunos do 3º período sobre ação educativa e análise microbiológica dos utensílios utilizados na feira livre e que deve fazer parte da rotina da educação infantil. Além da sensibilização dos alunos quanto à importância do brincar, foram apresentados aspectos sobre a formação do educador infantil brincante, o desenvolvimento da criatividade e a construção de brinquedos não estruturados.

Para o reitor da universidade Estácio de Sá e diretor executivo de Ensino a Distância, Ronaldo Mota, “o evento é parte do processo de construção de uma metodologia inovadora que nos permitirá estabelecer as bases de uma educação de qualidade para muitos, cumprindo a marca acadêmica da Estácio, que é a de conjugar qualidade e quantidade“.

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