Projeto de Fisioterapia trata de pacientes com AVC

Atendimento gratuito faz uso experimental da tecnologia da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e pretende restaurar os movimentos paralisados

 

Grupo de pesquisa do curso de Fisioterapia da Estácio Ponta Negra está com vagas abertas para pacientes que tiveram Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido pela sigla AVC, e estão com sequelas motoras. O tratamento gratuito, realizado pelos alunos supervisionados por professores, consiste no uso experimental da tecnologia da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e pretende restaurar os movimentos paralisados.

“Utilizamos a técnica da estimulação associada a um protocolo de atividades fisioterapêuticas, que são exercícios específicos programados pela equipe. A ação é realizada em um período de quatro semanas, com duas a três sessões por semana e, em seguida, aplicamos uma reavaliação para verificarmos a evolução do quadro clínico”, explica o professor Clécio Gabriel de Souza, coordenador do projeto.

De acordo com o coordenador, a ETCC já é utilizada, com bons resultados comprovados em outras doenças como depressão, enxaqueca e fibromialgia. Para pacientes de AVC, na Estácio, o grupo realiza esse tratamento desde o semestre passado, mas atualmente conta com uma equipe mais ampla e novos procedimentos fisioterápicos.

O AVC, também conhecido popularmente como ‘derrame’, é causado pela interrupção da circulação sanguínea no cérebro, devido ao rompimento de um vaso sanguíneo ou bloqueio por um coágulo. Sem o fornecimento de oxigênio e nutrientes, o tecido cerebral sofre os danos que acarretam o AVC.

Para participar do projeto como paciente, a pessoa deve comprovar que sofreu um AVC há mais de seis meses e, após a inscrição, será avaliada por meio de diversos exames para posterior agendamento. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones: (84) 99818-0204 (TIM), 98707-9163 (Oi), ou 99422-9879 (Claro).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *