Blog editado a partir de Natal/RN - Brasil.

Publicidade
Instagram
Twitter
Publicidade
Buscar
Calendário
setembro 2018
S T Q Q S S D
« jul    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Publicidade
Publicidade
Publicidade Vídeo

Uma homenagem da Prefeitura de Natal para os Professores

“Campanha da Voz do RN” começa neste domingo em Natal

Atividades informativas, palestras, triagens e avaliações vocais estão na programação

 

Simples cuidados para manter a saúde vocal é importante e fácil. Se engana quem acha que preocupar-se com isso é apenas para comunicadores, artistas ou cantores. E a “20ª Campanha Nacional da Voz 2018” chega para esclarecer e inteirar a necessidade de hábitos saudáveis às regiões da faringe e laringe. Em Natal-RN, intitulada de “Campanha da Voz do RN”, do dia 15 a 20 deste mês, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCCF) e a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) se unem para promover ações preventivas e educacionais desenvolvidas em espaços públicos e privados, shoppings, na Liga Contra o Câncer e no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

Com o tema “Afine a Sua Saúde – Cuide da Sua Voz” profissionais da saúde e institutos parceiros realizam atividades de orientação e diagnóstico precoce de distúrbios da voz e enfermidades que compreendem a área da faringe e laringe. Na capital potiguar, o presidente da SBCCP, Dr. Luís Eduardo Barbalho de Mello, um dos responsáveis pela realização do evento, comenta sobre a importância da campanha, “Participar de uma Campanha dessa magnitude é motivo de orgulho, reconhecimento e contribuição às melhores condições de saúde da população brasileira. O diagnóstico correto e o tratamento adequado influenciam diretamente na sobrevida e na qualidade de vida dos pacientes”, explica Dr. Luís Eduardo Barbalho.

Na programação, o primeiro dia (15) é na Praia de Ponta Negra, onde acontece a Caminhada de Conscientização, a partir das 9h30. Alunos e profissionais estarão presentes para tirar dúvidas sobre mitos e verdades correlacionados ao assunto. Enquanto a Abertura Oficial fica para segunda-feira (16), às 19h, na Associação Médica do RN, localizada na Av. Hermes da Fonseca, 1396 – Tirol, com palestras gratuitas direcionadas à população em geral e aos profissionais da voz.

Na terça-feira (17), acontece o Plantão da Voz, com apresentação do Coral Voz do Amor e orientações aos funcionários, pacientes e acompanhantes, das 9h às 11h, na Liga Contra o Câncer. E na quarta-feira (18), profissionais e pacientes da Universidade Potiguar (UnP), Campi Salgado Filho, recebem triagem e orientações vocais no período da tarde.

Já na quinta-feira (19), das 17h às 19h, o Natal Shopping será espaço para uma intervenção educativa, com apresentações também do Coral Voz do Amor, além de atividades conscientizadoras. Por fim, na sexta-feira (20), no HUOL aufere o Mutirão da Voz, com avaliações através de exames efetivados por cirurgiões de cabeça e pescoço e otorrinolaringologistas na detecção precoce de patologias da laringe.

A ação tem patrocínio da Unimed Natal, apoio local do Hospital Onofre Lopes, Liga Contra o Câncer e Associação Médica do RN (AMRN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Universidade Potiguar. Realização da SBCCP, ABORL-CCCF e ABLV.

 

Saiba mais

O Dia Mundial da Voz e o Dia Nacional da Voz teve início no ano de 1999, no Brasil e, após quatro anos, passou a ter expressão internacional, com eventos nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Essa conscientização já auxiliou milhares de brasileiros.

Uma das doenças que acomete a região é o câncer de laringe. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer – INCA, ocorre predominantemente em homens e é um dos mais comuns entre os que atingem a área da cabeça e pescoço, sendo 25% dos tumores, malignos. A estimativa de novos casos, em 2018, é de mais de 7,5 mil, sendo 6.390 em homens e 1.280 em mulheres.

Deixe o seu Comentário!