CONGE inicia auditorias nas secretarias e órgãos municipais de Parnamirim

A Controladoria Geral do Município de Parnamirim – CONGE iniciou hoje, 14, uma série de auditorias ordinárias que irá contemplar todas as secretarias e órgãos municipais, com o objetivo primordial de conferir maior eficiência ao fluxo dos processos administrativos.

“Essa é uma inovação da gestão na Controladoria e que foi incentivada pelo Prefeito Rosano Taveira, sempre atento às necessidades de adequação do serviço público, de modo a torná-lo mais moderno e eficaz”, disse Fábio Sarinho, Controlador Geral do Município.

Antes, a CONGE concentrava sua atuação no controle sobre os processos em que houvesse realização de despesas no município, verificando a conformidade destes em relação às exigências da lei.

A partir de agora, ampliando por meio de uma instrução normativa o seu apoio à gestão pública, o órgão instituiu um calendário de auditorias por meio do qual visitará as secretarias e órgãos municipais, fará uma análise do fluxo dos processos, seu conteúdo e manuseio, garantindo a legalidade dos atos administrativos.

O resultado dessas auditorias, realizadas pela Comissão Mista de Controle Interno da CONGE, será a elaboração de um relatório que poderá conter recomendações para ajustes nos processos administrativos, com prazos definidos para a tomada de providências.

Nestas auditorias, a Comissão Mista da CONGE também irá focar em dar instruções e esclarecer sobre as competências dos gestores e fiscais dos processos administrativos.

A população também será consultada a respeito da qualidade e eficácia dos atendimentos decorrentes dos serviços normatizados pelos processos administrativos.

O princípio dessas auditorias não é punir, e sim, educar. Corrigir o que for necessário, zelar pela aplicação dos recursos públicos e auxiliar os gestores na tomada de decisões, na busca por melhores resultados institucionais”, encerrou Argentino Cortez, membro da Comissão Mista de Controle Interno da CONGE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *