Projeto ‘São Gonçalo Contra a Dengue’ será apresentado em Brasília

Foto DivulgaçãoO Projeto “São Gonçalo Unido Contra a Dengue”, de autoria da Coordenadora de Vigilância em Saúde, Marcia Soares, e o educador e jornalista, João Pedro, vai ser destaque em Brasília. Também chamado de “Mutirão de Combate à Dengue” é desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Saúde, Serviços Urbanos, Educação e Comunicação tem como objetivo sensibilizar e envolver a população para prevenção da dengue no município, através de mobilização nas comunidades e escolas.

Desde 2010 que o projeto é executado e uma de suas metas é integrar os órgãos municipais, utilizando a escola como meio principal para que os alunos sejam multiplicadores do projeto. Durante esse período, a Coordenação de Vigilância em Saúde tem registrado uma diminuição das notificações de dengue e casos confirmados, bem como está conseguindo o controle dos índices de infestação predial de acordo com os critérios definidos pelo do Ministério da Saúde e integração populacional e governamental. As ações acontecem todas as sextas-feiras e levam um mutirão de serviços de limpeza e iluminação pública, além de mobilizar a população para evitar o crescimento e proliferação do mosquito causador da dengue.

A iniciativa é um caso de sucesso na prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypit e por isso foi selecionada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), entre as dez mais experiências mais bem sucedidas do Rio Grande do Norte, para ser apresentada numa mostra cultural em Brasília.

“É uma experiência e um prazer enorme representar São Gonçalo nesse Congresso em Brasília. Isso mostra que nossos esforços e trabalho, a cada dia, vêm valendo mais a pena. Somos um dos poucos municípios que ficamos fora da epidemia de dengue. É um trabalho constante e não podemos nos descuidar em nenhum momento. A prefeitura vem investindo e apoiando as ideias e os projetos que temos apresentados” afirmou Márcia Soares, Coordenadora de Vigilância em Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *