Blog editado a partir de Natal/RN - Brasil.

Publicidade
Instagram
Twitter
Publicidade
Buscar
Calendário
junho 2017
S T Q Q S S D
« maio    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
Publicidade
Publicidade

Tradição nordestina é exaltada nas escolas públicas municipais de Parnamirim

As tradições nordestinas são celebradas intensamente nos meses de junho e julho, dentro do calendário comemorativo nacional e do planejamento pedagógico das escolas públicas municipais. Amanhã, sábado (17) tem Festa da Colheita do CMEI Ivone Maria, no pátio da Escola Augusto Severo, localizada no bairro Centro, a partir das 08h.

As festividades juninas reúnem moradores nos bairros onde estas escolas estão inseridas, promovendo a unidade, fortalecendo laços familiares e comunitários e celebrando a tradição das comidas e danças típicas.

As principais festas deste período revelam uma parte significativa da religiosidade nordestina na lembrança das seguintes datas: 13 de junho, dia de Santo Antônio; São João, no dia 24 e São Pedro e São Paulo no dia 29 de junho.

As fogueiras, tão comuns, também são expressão de uma narrativa religiosa. Diz a tradição que Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus, teria acendido a fogueira para avisar a prima do nascimento de São João Batista.

O alegre casamento celebrado nas quadrilhas juninas também é o símbolo de um tempo em que o pai da noiva só admitia um casório que tivesse sua permissão e benção, conforme mandava o figurino, nas comunidades que viviam nos roçados.

“Há vastas possibilidades pedagógicas na abordagem temática das festividades juninas. Cumprir essa tradição representa a preservação de uma vivência que é cultural e histórica e registra o comportamento do povo nordestino e sua influência dentro da sociedade da qual faz parte“, explica a Secretária Adjunta Municipal de Educação e Cultura, Ana Lúcia Dantas.

Deixe o seu Comentário!