Procuradora-Geral da ALRN é presa na Operação “Dama de Espadas”

Rita das Mercês ReinaldoA Operação “Dama de Espadas”, deflagrada pelo MPRN nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (20), que cumpriu mandados de busca e apreensão em condomínios do bairro da Candelária, zona sul de Natal, e na Assembleia Legislativa do RN, investiga um suposto desvio de R$ 5,5 milhões ocorrido nos cofres da Assembleia.

Agora há pouco a Ministério Público divulgou os nomes dos principais envolvidos no esquema fraudulento montado naquela Casa Legislativa. Duas pessoas já foram presas, em caráter preventivo, dentre as quais a procuradora-geral da Assembleia, Rita das Mercês Reinaldo.

Os principais investigados, de acordo com informações do MP, são: Marlúcia Maciel Ramos de Oliveira (coordenadora Núcleo de Administração e Pagamento de Pessoal – NAPP), Rodrigo Marinho Nogueira Fernandes (servidor da AL), José de Pádua Martins de Oliveira (coordenador do setor de Cerimonial e ex-marido de Rita das Mercês), Oswaldo Ananias Pereira Júnior (gerente-geral da agência do Banco Santander na AL), além de Ana Paula Macedo de Moura, que atuava como assessora direta de Rita das Mercês.

Até o momento, somente Rita das Mercês e Ana Paula Macedo de Moura tiveram mandados de prisão preventiva decretados.

O Ministério Público irá conceder entrevista coletiva ainda hoje para detalhar a operação “Dama de Espadas”.

 

O ESQUEMA

De acordo o MP, servidores públicos do órgão, com o auxilio de um gerente do banco Santander, se utilizavam de cheques-salário para desviar os recursos em benefício próprio ou de terceiros. Os desvios eram operacionalizados por meio de inserção fraudulenta de pessoas na folha de pagamento da ALRN. Desta forma, eram emitidos cheques-salário em nome dos servidores fantasmas e sacados pelos investigados ou através de terceiros, que se utilizavam até mesmo de procurações inexistentes para ter acesso ao dinheiro. (Tribuna do Norte)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *