Blog editado a partir de Natal/RN - Brasil.

Publicidade
Instagram
Twitter
Publicidade
Buscar
Calendário
setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Natal participam do Projeto Ação Leitura

Dez escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal e 380 alunos participam da Ação Leitura que acontece em dois turnos desta sexta-feira (18) no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O projeto Ação Leitura é uma iniciativa da Editora Jovens Escribas e reúne anualmente autores potiguares com estudantes das redes pública e privada.

Os escritores Carlos Fialho, Alice Carvalho, Beatriz Madruga, Carito Cavalcante e Márcio Benjamin dialogam a respeito de seus trabalhos literários com os alunos do 5º ao 9º ano, além de professores mediadores de leitura, professores de Língua Portuguesa e coordenadores pedagógicos da Rede. Os autores também visitaram na semana passada a E.M Professor José Melquíades de Macedo e a E. M. Professora Maria Madalena Xavier de Andrade, realizando um contato direto com os alunos e apresentando livros e textos exclusivos.

A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, a professora Miriam Dantas de Araújo, afirmou que “os textos dos autores participantes do encontro são enviados com antecedência para as escolas e os professores vão trabalhando as obras nas salas de aulas”.

A Escola Municipal Professora Emília Ramos participou do Ação Leitura no turno matutino com 34 alunos. A professora mediadora de leitura da escola Thais Fernandes de Lima e Silva, explicou que todo o material recebido foi encaminhado para os professores apresentar aos alunos, sobre os autores e seus respectivos textos. O aluno do 5º ano, Eric Moises Claudino dos Santos, de dez anos, relatou que o professor de Português mostrou fotos, as obras e biografia dos autores.

A aluna do 5º ano da Escola Municipal Juvenal Lamartine, Letícia Gomes de Freitas, de dez anos, afirmou que “gostei muito de ler o texto “O Chato” de Carlos Fialho. É muito engraçado”. Já Geovana Almeida Bernandes, de 11 anos, da mesma turma, também gostou de outro texto do autor, chamado “O relógio do guloso”. “É humorístico e têm várias coisas interessantes”, disse a estudante Geovana. A professora mediadora de leitura da escola, Eunice Rosado, contou que há uma preferência dos alunos por histórias de humor e terror. A Escola Municipal Juvenal Lamartine participou do Ação Leitura com 40 estudantes.

O escritor, jornalista e coordenador do Ação Leitura, Carlos Fialho, conduziu a abertura com a apresentação dos seus livros publicados, e comentou a forma como escreve suas crônicas, baseados em fatos do cotidiano. Ainda estimulou com a leitura de seus textos para que os estudantes realizem essa atividade durante a rotina escolar.

A escritora Alice Carvalho explicou que começou a escrever ainda como aluna. “O projeto dos Jovens Escribas foi até minha escola e isso acabou me incentivando a leitura e escrita, ampliando até para criações literárias no meu trabalho de atriz”. A escritora apontou uma alternativa ao alcance da informativa já que “a realidade da escrita e da literatura não estão distantes devocês, estudantes, através da internet há um acesso muito grande para leitura e também para difundir seus próprios textos”.

O projeto Ação Leitura está na sétima edição e vem oferecendo oportunidade para que leitores em idade escolar possam ter um contato mais próximo com os autores convidados. O projeto é inspirado em método utilizado em outros eventos literários do Brasil afora que se mostraram exitosos em longo prazo, como a Jornada Literária de Passo Fundo (RS).

Deixe o seu Comentário!