CB-27 – ‘VI Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras’ acontece em Natal de hoje até sexta-feira (3)

Os 27 gestores de meio ambiente das capitais do País se reúnem em Natal, a partir desta quarta-feira (1) até a próxima sexta-feira (3), para o VI Encontro Nacional de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB-27). O evento é uma plataforma colaborativa criada para que os gestores discutam a respeito dos desafios da política ambiental e troquem experiências das boas práticas sustentáveis já implementadas pelos municípios.

Foto Canindé Soares_Arquivo SECOM
Foto Canindé Soares_Arquivo SECOM

O CB-27 será realizado no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e a abertura oficial do evento será na quinta-feira (2), a partir das 9h, com a presença do prefeito Carlos Eduardo.

O Encontro contará com a presença do Ministro das Relações Exteriores, Everton Lucero que apresentará as perspectivas brasileiras e a importância dessa conferência para o combate às mudanças climáticas, além das palestras “Inventários de Emissões de GEE para as Cidades e Seminário do Embarq no Rio”, ministrada por Rachel Biderman da WRI e “Pagamento por Serviços Ambientais e Adaptação baseada em Ecossistemas”, por André Ferretti, da Fundação Grupo Boticário.

Ainda na programação de abertura estão previstas palestras dos secretários de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Marcelo Rosado; do Coordenador do CB 27 na Região Nordeste, Eduardo de Matos; e do representante da Fundação Konrad Adenauer no Brasil que apoia o CB 27, Felix Dane. Bem como do coordenador do CB 27, Délio Malheiros; do secretário executivo do CB-27 , Nelson Moreira Franco e do secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz.

No último dia do Encontro será feita a leitura da “Carta Natal pela Sustentabilidade”, que representa o resultado do evento. O documento é assinado pelos membros do colegiado e contém os compromissos firmados e as recomendações a serem seguidas pelos gestores públicos.

Espelhado em movimentos como o C-40, formado por prefeitos das maiores cidades do mundo, o CB-27 foi criado durante a Rio +20 em 2012 e institucionalizado em 2013, durante o terceiro Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que aconteceu em Salvador (BA). Na ocasião, foi assinado o Estatuto e eleitos os conselhos de administração e fiscal da entidade, ambos formados pelos secretários das capitais do País.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *