Blog editado a partir de Natal/RN - Brasil.

Publicidade
Instagram
Twitter
Publicidade
Buscar
Calendário
maio 2018
S T Q Q S S D
« abr    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Publicidade
Publicidade
Publicidade Vídeo

Uma homenagem da Prefeitura de Natal para os Professores

Festival Internacional de Cinema Infantil pode ser incorporado ao Natal em Natal

Um encontro para tratar de parcerias entre a Prefeitura de Natal e o Fórum Pensar a Infância. Assim pode ser resumido o encontro entre o prefeito Carlos Eduardo e a atriz e cineasta Carla Camurati na manhã desta quarta-feira (4), no Palácio Felipe Camarão. Há mais de 10 anos a diretora do clássico Carlota Joaquina participa em Natal do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici), realizado na rede Cinemark. A ideia é incorporar o Fórum e o Festival à programação do Natal em Natal, com o apoio da Prefeitura na divulgação dos eventos. O Fici ocorrerá no mesmo período do Festival Literário de Natal (Flin).

Informalmente, a Prefeitura já participa do Fici com a ida de cerca de seis mil alunos da rede municipal de ensino às sessões no Cinemark. No entendimento de Carla Camurati, a capital do Rio Grande do Norte tem todas as condições de chamar para si o título de “capital da infância”. “Natal tem capacidade de encampar a questão da infância. E tudo vem a reboque, como a educação, a saúde e o meio ambiente”, ilustrou a artista.

Ela contou, ainda, que o Fórum – que foi realizado no último 27 de setembro em São Paulo, paralelamente ao Fici – trará a Natal mais de 30 pessoas vinculadas ao segmento audiovisual voltado para o cinema infantil, apostando na interação entre realizadores locais, regionais, nacionais e autoridades, consciente de que o audiovisual além de entreter e informar pode – e deve – contribuir para a formação da imensa população infanto-juvenil.

Esse encontro é uma iniciativa para o fomento de normas e arranjos culturais, políticos e institucionais para a infância, que nos ajudarão a desenvolver chaves de compreensão com as quais possamos construir, em um futuro urgente, bases mais estáveis para nossas crianças, conscientes de que a infância consumidora de cultura hoje é a massa adulta de amanhã“, observou a idealizadora do Fici.

Por sua vez, o prefeito Carlos Eduardo se mostrou sensível à ideia e sugeriu que a abertura do Fórum Pensar a Infância seja no Parque da Cidade, no dia 6 de novembro. O local ainda será confirmado, vez que a coordenação do Fórum terá um encontro hoje à tarde com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva, para tratar do mesmo assunto. A Ufrn é também parceira do Fórum. “Eu acho a abertura do Fórum ideal no Parque da Cidade”, frisou o chefe do executivo municipal.

Participaram, ainda, da reunião o vice-prefeito Álvaro Dias, o secretário de Governo, Homero Grec; o secretário de Cultura, Dácio Galvão; o secretário adjunto de Comunicação, Marcos Alexandre, e a coordenadora do Fici em Natal, Tatiane Fernandes, além de servidores da Funcarte.

Deixe o seu Comentário!