Blog editado a partir de Natal/RN - Brasil.

Publicidade
Instagram
Twitter
Publicidade
Buscar
Calendário
agosto 2017
S T Q Q S S D
« jul    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Publicidade
Publicidade

Livro “Contos Natalenses” é lançado por alunos da Rede Municipal de Ensino de Natal

Uma tarde de autógrafos movimentou a Escola Municipal Juvenal Lamartine nesta quarta-feira (10), com o lançamento do livro “Contos Natalenses”, assinado por quatro professores e 75 alunos do 7º e 9º ano do Ensino Fundamental. A obra patrocinada pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) da Prefeitura do Natal, foi construída durante oficinas realizadas em 2016 com os estudantes nas aulas de Língua Portuguesa. A Caravela Selo Cultural participou ativamente do projeto, que tem como principal objetivo estimular o interesse dos estudantes pela leitura e escrita.

A ideia da atividade surgiu em 2015, e em 2016 recebeu investimento na ordem de R$ 10 mil para compra de material didático, contratação de oficineiros e impressão dos livros. As oficinas realizadas resultaram na produção de 75 histórias sobre conflitos familiares, sonhos interrompidos e amor.

Para o professor e oficineiro José da Silva, a experiência de participar da atividade foi muito enriquecedora. “Escolhemos a Escola Municipal Juvenal Lamartine pela diversidade, por ter alunos de vários bairros, e por ser uma turma bastante diversificada. O projeto foi muito rico e nos surpreendeu de maneira muito positiva”.

A professora Gilmara Silva, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa para na unidade de ensino conta que as oficinas foram realizadas durante o horário da disciplina que leciona devido à relevância do projeto. “Eu achei o projeto interessante, principalmente por esse produto final, que foi a publicação do livro. Os meninos produziram contos que passaram por todos os trâmites na questão de correção, de reescrita em sala de aula. Foram duas semanas de oficina”.

Para o ex-aluno Ítalo Denner dos Reis, de 16 anos, participar da produção do livro foi interessante por ser uma atividade diferente das comumente realizadas em sala de aula. “Foi muito importante porque não é para ser olhado como um trabalho normal, tem que ser olhado como coisa para a vida porque a linguagem é muito importante. Temos que valorizar nossa linguagem”, afirma o estudante que agora é aluno do IFRN.

A estudante Dominique Fernandes, de 16 anos, fala sobre a importância de participar do projeto: “O importante é que nós nos apegamos mais a leitura e a escrita, pois muitos não gostavam tanto de livros. Eu confesso que também não gostava muito de ler, mas a leitura é importante e o projeto trouxe isso. Então, acho que foi muito gratificante”.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Judineide Domingos destacou a importância da leitura. “É fundamental que cada criança e adolescente tenha e exercite o hábito da leitura. A escola tem o dever de estimular. A família também. Esse livro é o resultado de um trabalho muito importante”.

Os livros foram impressos e distribuídos gratuitamente para os alunos participantes da atividade e para o acervo da escola. Além disso, serão enviados exemplares para bibliotecas públicas e escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal.

Deixe o seu Comentário!