SEMUL lança revista com as principais ações realizadas nos últimos quatro anos

A Prefeitura Municipal de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), promove no dia 21 de dezembro, às 9h30, no Solar Bela Vista, o evento de encerramento das atividades do ano de 2018 da secretaria e lança uma publicação com as ações e os projetos realizados pela SEMUL nos últimos quatro anos (2015-2018).

Na ocasião haverá apresentações culturais, entrega da premiação de conclusão dos cursos promovidos pela Secretaria, lançamento do livro “A Casa” (de autoria de Jane Cleide Bertuleza Andrade e Stephanie Lara Melo da Nóbrega), do projeto (Re) Existir e da Revista Semul: Ações que Transformam Vidas.

 

Sobre a SEMUL

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres tem, entre outras atribuições, propor, apoiar e desenvolver políticas públicas voltadas para a promoção social, cultural, profissional, econômica e política da mulher no âmbito do município, de forma articulada com órgãos e instituições afins, independente da classe, raça, etnia, orientação sexual e religião. É ainda papel da Secretaria da Mulher, desenvolver ações de prevenção e combate a todas as formas de violação dos direitos e de discriminação contra as mulheres, com ênfase nos programas e projetos de atenção à mulher em situação de violência.

 

Revista Semul: Ações que Transformam Vidas

A SEMUL editou uma publicação especial em formato de revista para expor as principais ações e os projetos desenvolvidos pela secretaria nos últimos quatro anos (2015-2018), como o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, a institucionalização do Plano de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres da Cidade do Natal, o Programa Maria da Penha vai às Escolas, a Campanha “Não dê passagem ao assédio sexual” nos transportes coletivos, os Projetos Mulheres da Paz e Protejo, destacando os avanços que foram promovidos para a garantia dos direitos das mulheres de Natal.

A Revista SEMUL: Ações que Transformam Vidas é um material primordial dentro desta área de atuação municipal, visto que a sua amplitude e a diversidade das informações abrangem diferentes aspectos da vida das mulheres, e constitui-se como subsídio para formulação e implementação de políticas públicas para a continuidade e o aprimoramento dessa trajetória.

Além disso, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres considera a elaboração, a produção, o monitoramento e a divulgação de informações com o recorte de gênero fundamental para refletir com profundidade sobre a realidade da vida de mulheres e homens, e propiciar a qualificação das políticas públicas que promovam igualdade de gênero.

 

Projeto (Re) Existir

O “Re Existir” é um grupo terapêutico que tem como objetivo proporcionar um espaço de acolhimento, escuta, sororidade e ressignificação para as mulheres atendidas pelo CREN. Uma técnica em psicologia atua como facilitadora dos encontros, e neles, os temas a serem discutidos são livres. As mulheres apresentam as angústias, dilemas e sonhos. O trabalho oportuniza que as usuárias possam ouvir, se identificar e participar de forma positiva nos conteúdos apresentados em cada intervenção. O grupo teve seu primeiro encontro em 01/08/2018, e a partir dessa data, o “Re Existir” passou a funcionar todas as quartas-feiras, às 9h, na sala multifuncional Nísia Floresta do Centro de Referência da Mulher Elisabeth Nasser (CREN).

 

Livro “A Casa”

O livro “A Casa”, de autoria de Jane Cleide Bertuleza e Stephanie Lara Melo da Nóbrega, é um instrumento utilizado como estratégia de acolhimento para as crianças que acompanham suas mães na Casa Abrigo Clara Camarão (local que abriga mulheres em situação de eminente risco de morte).

Essa publicação representa uma forma de acolher essas crianças e prestar informações sobre a natureza da Casa Abrigo de forma lúdica, para que as crianças tenham conhecimento do lugar para onde estão sendo conduzidas e ficarão de forma temporária.

 

Serviço

Data: 21 de dezembro de 2018

Hora: 9h30

Local Solar Bela Vista (Av. Câmara Cascudo, 417 – Cidade Alta).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *