Blog editado a partir de Natal/RN - Brasil.

Publicidade
Instagram
Twitter
Publicidade
Buscar
Calendário
julho 2018
S T Q Q S S D
« jun    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
Publicidade
Publicidade
Publicidade Vídeo

Uma homenagem da Prefeitura de Natal para os Professores

Workshop organizado pela Secretaria de Defesa Social de Natal discute Política municipal sobre drogas

O I Workshop Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas aconteceu nesta terça-feira (12), no auditório do Parque da Cidade do Natal. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) reuniu técnicos das áreas de assistência social, saúde, educação e defesa social, debatendo a problemática das drogas, avaliando ações públicas e propondo políticas capazes de atenuar o problema social fortalecendo os eixos da prevenção, redução de danos, assistência e emprego e renda.

A solenidade de abertura contou com a participação dos secretários municipais da Semdes, João Paulo Mendes, da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Ilzamar Pereira, da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), Maria Aparecida França, da Secretaria de Planejamento (Sempla), Glenda Dantas, e da representante da Secretaria de Saúde (SMS), Ana Paula Queiroz.

De acordo com o titular da Semdes, João Paulo Mendes, o debate realizado dentro das atividades do workshop vem fortalecer as ações empreendidas pela Prefeitura do Natal ainda no ano de 2016 quando foi criado o Sistema Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Sismud). Logo em seguida, Natal passou a ter um Comitê Gestor e um Conselho Municipal dedicado ao tema, além de criar o Fundo Municipal, que vai servir para captação de recursos que serão investidos na prevenção, redução de danos e assistência a pessoa dependente de entorpecentes. “A cada dia Natal dá um passo a mais no sentido de fortalecer a rede de políticas públicas sobre drogas. Nosso objetivo é de no próximo ano concluir o Plano Municipal e operacionalizar o Fundo Municipal”, comentou.

O Workshop conta com uma conferência magna discutindo o tema “A Política sobre Drogas do Município de Natal: Retrospectiva e Perspectivas”. Seis propostas de trabalho em grupo estão sendo discutidas onde os participantes debatem sobre a “Atenção à criança e ao adolescente em uso abusivo de drogas”; “Atenção à pessoa em situação de rua em uso abusivo de drogas”; “Redução de danos”; “Prevenção”; “Fluxos e assistência”; e “Emprego e renda”.

Os temas são distribuídos em grupos de trabalho que ao final das discussões técnicas o que foi produzido será apresentado ao público e submetido a avaliação, compondo dessa forma um documento voltado a direcionar as políticas públicas municipais sobre drogas.

Outro ponto importante do evento é a apresentação do diagnóstico das ações desenvolvidas nos Fóruns Intersetoriais realizados nas quatro zonas administrativas da capital durante o ano de 2017. O documento produzido nos fóruns intersetoriais será alvo de avaliação dos resultados obtidos por meios das várias conferências desenvolvidas em Natal.

Deixe o seu Comentário!