Dia Mundial da Água: nutricionista alerta para a importância do consumo diário de 2 a 3 litros de água

Comemorado nesta quinta-feira, 22 de março, o Dia Mundial da Água nos desperta para a importância do consumo de água. Nesta entrevista, a nutricionista Débora Lima, do Hapvida Saúde, alerta para a importância do consumo diário de 2 a 3 litros de água e destaca que o corpo humano só continua funcionando por 2 ou 3 dias sem água. Confira abaixo:

 

Qual a importância da água para o organismo humano?

A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos. Ela constitui mais de 60% do organismo humano e praticamente em todas as funções necessárias à vida. Depois do oxigênio, é a ausência de água que mais o organismo sente falta, daí a importância de ser mantida uma boa hidratação corporal.

 

Quais as funções desempenhadas pela água?

A água desempenha funções essenciais na nossa vida: fundamental para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção; transporte de nutrientes para as células; regula a temperatura corporal; desempenha papel importante no sistema circulatório; o funcionamento dos rins, a desintoxicação, entre outros;

 

Qual deve ser o consumo diário de água?

A melhor forma de repor a quantidade de água perdida pelo organismo é através da ingestão de água pura. Devemos ingerir em torno de 2 a 3 litros de água diariamente, apesar de a água também estar presente naturalmente nos alimentos. É importante aumentar a quantidade ingerida em situações especiais como calor e exercício físico intenso.

 

Por quanto tempo o corpo humano consegue funcionar sem água?

A redução entre 4 e 5% da água corpórea reduz 20 a 30% a capacidade de trabalho de órgãos e sistemas. Sem água, o corpo humano só continuará funcionando por 2 ou 3 dias. O corpo não possui condição para armazenamento de água, portanto a quantidade de água perdida deve ser reposta.

 

Que problemas a falta de água pode ocasionar no corpo humano?

A falta de água pode ocasionar alguns problemas, a temperatura corporal tende a aumentar, as funções intestinais e renais ficam prejudicadas, pessoas tendem a ter dores no corpo, tem raciocínio prejudicado e corre mais risco de ter uma série de doenças, tais como: pressão alta, artrites, asma, colite, diabetes tipo II, colesterol e até alguns tipos de cânceres têm sua incidência relacionada com a má hidratação.

 

Quais são os sinais de desidratação?

Os principais sinais de desidratação são: boca seca, lábios rachados, urina escura, e de forma mais severa, letargia e confusão mental.

 

Em que temperatura a água deve ser consumida?

Quando ingerimos um copo de água gelada, há um desequilíbrio entre a temperatura do que vem de fora e a nossa temperatura orgânica, obrigando o organismo a uma “hora extra” para reajustar o nosso “termômetro interno”. Assim, o recomendado é bebida em temperatura ambiente, mas fica a critério de cada pessoa.

 

Qual a composição da água?

A água mineral é retirada de fontes minerais e contém uma variedade de minerais, incluindo cálcio, sódio e vários outros componentes. A tabela de calorias indica que a água mineral contém zero calorias.

 

É possível verificar quando a água tem qualidade para o consumo?

A bebida não deve apresentar cor, gosto ou odores. Se a água estiver com qualquer coloração que não a incolor, está vetado seu consumo. Outras colorações indicam que a água está contaminada por bactérias ou por contaminantes físicos ou químicos, como barro, ferro, etc. No entanto, a cor da água somente não indica que ela é própria para consumo. A água pode estar transparente, mas estar contaminada. A recomendação é filtrar ou ferver essa água antes da ingestão.

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