LIGA completa hoje (17) 66 anos de existência e referência no tratamento do câncer no RN

LIGA_1 LIGA_2A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, referência em tratamento do câncer no Rio Grande do Norte e no Nordeste, completa 66 anos nesta sexta-feira (17). Fundada em 17 de julho de 1949, passou de uma simples casa de recolhimento de cancerosos para se tornar um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), de acordo com a classificação do Ministério da Saúde. A instituição hoje é formada por cinco unidades, sendo uma de apoio humanitário: o Centro Avançado de Oncologia (CECAN), Hospital Dr. Luiz Antônio, Policlínica, Hospital de Oncologia do Seridó (em Caicó) e a Casa de Apoio Irmã Gabriela.

Reconhecida pela democratização do acesso à oncologia de ponta, atingindo quase 70% de volume de serviços destinados a pacientes do SUS, a Liga Contra o Câncer vem hoje rompendo fronteiras e conseguindo conjugar excelência com filantropia.

A Instituição comemora seu aniversário com um nível de excelência raro para uma filantrópica, além de ter conseguido dar conta do crescimento da demanda. Só nos últimos três anos aumentou o número mensal de procedimentos realizados em cerca de 20%. Em 2014 foram detectados 4.805 novos casos de câncer. Em termos de atendimentos especializados o volume foi bem significativo no ano anterior: mais de 210 mil aplicações de radioterapia, 41 mil ciclos de quimioterapia e mais de 12 mil cirurgias.

Mas a Liga vai muito além do tratamento. Sua complexa e ampla estrutura de atendimento vai desde consultas médicas e com especialistas das mais diversas áreas da saúde, a terapias de reabilitação, incluindo sofisticados serviços de diagnóstico em todas as áreas, com destaque para o núcleo de imagem. Sua amplitude de ação também é marcada pelo fato de atender pacientes de todo o estado e até de estados vizinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *